segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Valorizando o Talento Brasileiro” recebe textos de alunos de Barra Mansa (RJ)

Estudantes de Barra Mansa e de demais municípios da região Sul Fluminense, no Rio de Janeiro, podem participar da 4ª edição do concurso de redação “Valorizando o Talento Brasileiro”, promovido pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). As redações podem ser enviadas para a faculdade até o dia 15 de setembro.
Voltado para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio, o concurso este ano terá como tema “A trajetória e contribuição social da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns”, uma das fundadoras da Pastoral da Criança, que faleceu no início do ano vítima do terremoto que abalou o Haiti.
O objetivo é premiar as redações mais criativas e, com isso, incentivar o hábito da leitura e da escrita entre os estudantes. Os autores dos melhores textos receberão prêmios de R$ 700,00 e R$ 400,00. Os professores orientadores ganharão uma diária em um hotel em Penedo, e a instituição de ensino receberá uma coleção composta por dez livros destinados à biblioteca escolar.
De acordo com o responsável pelo setor de extensão do Centro Universitário, Fernando Vitorino, o número de escolas participantes tem aumentado a cada edição do concurso. “Este ano a expectativa é que trinta e cinco escolas da região Sul Fluminense inscrevam seus alunos no concurso”, diz.
Geiza Monteiro, diretora do Colégio Estadual Pedro Braile Neto de Resende, que já teve seus alunos premiados, garante que mais uma vez sua equipe estará presente no concurso. “Já ganhamos em edições anteriores e queremos repetir o resultado novamente”, afirma a diretora. Ela explica que os alunos interessados em participar produzem as redações temáticas que são, posteriormente, avaliadas pelos professores da própria escola. “Como o regulamento do concurso permite que cada escola inscreva apenas três redações, fazemos um pré-concurso interno para classificar os três melhores textos que serão encaminhados para a banca examinadora,” conta.
Para a psicopedagoga do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Elisa Farani, que também teve alunos premiados em edições anteriores do concurso, os estudantes costumam receber um grande volume de informações que nem sempre são aproveitadas. Por isso, a realização de pesquisas orientadas possibilita à criança e ao adolescente apreenderem mais sobre determinados assuntos. “O trabalho realizado pelos estudantes para compor as redações é também uma iniciativa neste sentido”, explica Elisa. Para ela, a prática da leitura e da escrita deve ser incentivada pelos pais desde a infância, para que a essas ações possam se tornar hábitos na vida dos estudantes.
Um incentivo a mais ao estudo
O estudante Douglas Silva foi um dos alunos premiados pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, pelo resultado alcançado em uma prova que media o desempenho dos estudantes da rede estadual de ensino. Para ele, a premiação é um incentivo a mais para que os estudantes se dediquem.
“Eu fui um dos mil alunos que receberam um notebook por ter conseguido uma nota alta nas provas de português e matemática. Vejo que muitos estudantes são estimulados a estudar mais para poder concorrer às premiações”, diz Douglas.
Outro exemplo de incentivo ao estudo por meio de premiações foi o caso do estudante Filipe Ribeiro, que conseguiu fazer uma poupança com o dinheiro da mensalidade escolar economizado durante o período em que cursou o ensino fundamental. Na instituição onde ele estudava o aluno com a maior nota de cada série era premiado com descontos na mensalidade. “Depois da primeira vez que consegui o desconto, o meu pai prometeu me entregar a quantia relativa à mensalidade caso eu conseguisse repetir o resultado positivo”, lembra o estudante.
Por Cleide Quinália Escribano / Blog Educação
Com foto e informações do jornal Diário do Vale


Fonte: www.blogeducacao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário