Fontes: http://www.cultura.gov.br/site/2010/01/26/museu-nacional-de-belas-artes-4/
Telas, Desenhos, Matrizes e Gravuras
Obras do acervo do MNBA também podem ser apreciadas em mostras itinerante e temporárias
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, inicia sua programação cultural do ano de 2010 com a exposição itinerante Rossini Perez: Desenhos, Matrizes e Gravuras, no Espaço Caixa Cultural, em Brasília, a partir de 28 de janeiro até 28 de fevereiro. Realiza, ainda, várias outras mostras de obras pertencentes ao seu acervo, e que estão longe dos olhos do público há muito tempo, além da retomada dos cursos de verão.
A exposição do potiguar Rossini Perez, considerado um dos mestres da gravura, reúne 89 litografias inéditas, serigrafias, xilogravuras e linóleo. Nascido no Rio Grande do Norte, o artista mudou-se para o Rio de Janeiro no início da Década de 40, onde iniciou sua formação artística. Fez cursos livres de pintura, desenho e gravura com nomes consagrados das Artes Plásticas nacional, como o gaúcho Iberê Camargo.
Mostras Temporárias
As exposições temporárias do MNBA contemplam trabalhos de artistas estrangeiros renomados, como Eugène Boudin (França, 1824-1898) e Frans Post ( Holanda, 1612-1680), expostas nas salas Clarival Valadares e Joaquim Lebreton, desde 13 de janeiro.
Das mais de cem obras conhecidas do pintor holandês, espalhadas pelo mundo, oito pertencem ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes. A importância histórica desta rara coleção está na documentação das primeiras imagens de paisagens brasileiras.
Já a mostra do artista francês traz ao público a oportunidade de ver o trabalho de um dos precursores do movimento impressionista na pintura. Em 1874, Boudin integrou a famosa exposição em Paris que deu início a este movimento. A coleção no MNBA é o maior conjunto de suas pinturas em uma instituição pública fora da França. Suas telas retratam paisagens, barcos ancorados e marinhas.
Outra exposição aberta ao público, até o dia 11 de fevereiro, é a que reúne 62 obras pinçadas do acervo de Yedda e Augusto Frederico Schmidt, doadas ao museu no segundo semestre de 2009. A mostra As Voltas com o Galo Branco abrange peças do Século XVIII, de artistas das Américas, Europa e Ásia.
Cursos de Verão
Começam nesta terça-feira, 26 de janeiro, os cursos de verão do Museu Nacional de Belas Artes. A programação irá até 11 de fevereiro, com quatro aulas por disciplina. Os temas são:
- Arte Moderna e Contemporânea Brasileira, de 26 a 29/1, das 15h às 17h;
- Arte Religiosa e Civil no Rio de Janeiro Setecentista - Talha/Escultura/Pintura, de 1º a 4/2, das 15h às 17h; e
- A Gravura e o Cordel, oficina prática com o artista plástico Ciro Fernandes, sobre os processos de criação e desenvolvimento da xilogravura, de 8 a 11/2, das 15h às 17h30.
As inscrições podem ser feitas na Associação dos Amigos do MNBA (Av. Rio Branco, nº 199, 4º andar, Cinelândia, Centro). Cada módulo custa R$ 200,00 por aluno e R$ 150,00 para estudantes.
Mais informações sobre os cursos.
Saiba mais sobre o Museu Nacional de Belas Artes: www.mnba.gov.br.
(Texto: Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
(Fotos: Divulgação MNBA/Ibram)
(Fonte: Assessoria de Comunicação MNBA/Ibram)
Nenhum comentário:
Postar um comentário