sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Rio Film Commission inicia série de seminários para instruir futuros parceiros

Rio Film Commission inicia série de seminários para instruir futuros parceiros
28/01/2010 - 15h28


A recém-criada Rio Film Commission (RFC), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, abre o ano com a realização do primeiro de uma série de seminários, no próximo dia 03 de fevereiro, às 15h, no auditório do 11º andar do prédio da rua México nº 125, no Centro do Rio. Neste primeiro seminário - que reunirá representantes das Subprefeituras do Rio de Janeiro; da CET-Rio, e de suas coodenadoras regionais; e da Secretaria de Estado do Ambiente, com suas gerências técnico-regionais - serão detalhadas as formas de parcerias da Rio Fim Commission com os demais órgãos governamentais ou privados ou sindicatos, assim como a série de eventos da RFC já programados para este ano.
Entre outras informações, os participantes dos seminários entenderão, por exemplo, que uma film commission é uma entidade com vínculos governamentais, sem fins lucrativos, de interesse público. A sua principal meta é atrair produções audiovisuais (filmes de longa e curta metragem, programas de televisão, comerciais, vídeos musicais, entre outros) para serem filmados/gravados no estado. Uma film commission oferece apoio para que produções audiovisuais possam realizar seu trabalho sem problemas e sem causar transtorno para a sociedade, agiliza permissões de filmagens, apoio logístico de produção, e ajuda na escolha de locações e na compreensão dos incentivos fiscais disponíveis. Uma film commission contribui para o desenvolvimento econômico e industrial de sua região de atuação, gerando, direta e indiretamente, o aumento da atividade econômica, criação de empregos e turismo, além de fomentar a cultura audiovisual local.

Presidida por Steve Solot, ex-representante da Motion Picture Association no Brasil, a Rio Film Commission foi criada no dia 23 de setembro de 2009, numa união entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Ela surgiu de uma fusão das extintas Rio State Film Office e da RioFilme Commission e faz parte do Plano Estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro de desenvolver, modernizar e fortalecer a economia audiovisual do Estado.

Rio Film Commission

Rua México, 125/ 13º andar

Centro, Rio de Janeiro – RJ

CEP: 20031-142

Telefone: 21 23331373 ou 23331349

Fax: 21 23331415

www.cultura.rj.gov.br / rfc@cultura.rj.gov.br

Bolsas de Estudo internacionais Ibsen 2010


As Bolsas de Estudo Internacionais Ibsen foram iniciadas pelo governo norueguês e serão distribuídas pela a vez 3ª vez em 2010.


Fundos para bolsas de estudo chegam à 1.000.000 coroas norueguesas (cerca de 125,000 Euros/150.000 Dólares Americanos), e serão concedidos à projetos relacionados com Ibsen em todo o mundo.

Desejamos o maior número possível de aplicações relevantes, de projetos em todo o mundo.

As bolsas são destinadas à atuar como incentivos para o discurso crítico em relação à questões existenciais e assuntos relacionados à sociedade no que se diz respeito à Henrik Ibsen. Bolsas de estudo são aplicáveis à indivíduos, organizações ou instituições dentro das comunidades artísticas e culturais.

As Bolsas de Estudo internacionais Ibsen são concedidas anualmente e as aplicações estão sujeitas à verificação por um júri nomeado. Em anos anteriores, projectos da Ásia, América do Norte, Europa, África e Austrália receberam bolsas de estudo.

A apresentação das bolsas é realizado na cidade natal de Ibsen, Skien na Noruega, em setembro de 2010 e coincide com a Conferência Internacional Ibsen de Skien. O prazo de inscrição para Bolsas de Estudo Internacionais Ibsen é 15 de abril de 2010.

Para mais informações, estatutos e formulário de inscrição, por favor visite nosso website www.ibsenawards.com

Fonte: http://www.noruega.org.br/News_and_events/Acontecimentos/Anunciando-Bolsas-de-Estudo-internacionais-Ibsen-2010-/

Becas MAEC-AECID 2010-2011

Becas MAEC-AECID 2010-2011

La oferta de formación educativa superior para ciudadanos extranjeros, para la realización de estudios en España, mediante la anual convocatoria de los distintos Programas de Becas MAEC-AECID para ciudadanos extranjeros, constituye un instrumento destacado de la política de cooperación española con los países receptores de ayuda oficial al desarrollo. Es, asimismo, un elemento esencial para las relaciones culturales y científicas de España con el resto del mundo.

Dicha convocatoria se regirá por las normas específicas y bases contenidas en esta Resolución y, asimismo, se ajustará a lo dispuesto en el artículo 2 de la Orden AEC/1098/2005, de 11 de abril («Boletín Oficial del Estado» núm. 99, de 26 de abril), por la que se establecen las bases reguladoras de la concesión de subvenciones, becas y ayudas de formación, investigación, intercambio, promoción, y de viajes y estancia de la Agencia Española de Cooperación Internacional, el Real Decreto 1403/2007 de 26 de octubre, por el que se aprueba el Estatuto de la AECID y de lo establecido en la Resolución de 2 de julio de 2009 («Boletín Oficial del Estado» del 30), de la Presidencia de la Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, por la que se delegan determinadas competencias, así como a las disposiciones de la Ley 38/2003, de 17 de noviembre, general de Subvenciones, y de su Reglamento, aprobado por Real Decreto 887/2006, de 21 de julio.

En virtud de ello se convocan los Programas de Becas MAEC-AECID para extranjeros, en régimen de concurrencia competitiva, para el período comprendido entre el 1 de julio de 2010 y el 31 de diciembre de 2011. La convocatoria tiene por objeto financiar, en concepto de subvención, el coste que implica la formación en universidades, centros y organismos de investigación españoles y extranjeros, de titulados superiores extranjeros, teniendo por finalidad facilitar la formación superior de recursos humanos, imprescindible para un desarrollo autónomo y sostenible, como elemento estratégico y sectorial de la ayuda oficial española al desarrollo, y también de su política cultural con el exterior.

Las becas buscan, por un lado, apoyar la formación de especialistas y profesionales cualificados y, por otro, la creación de personal científico, tanto investigadores como tecnólogos, que fortalezca las instituciones académicas e investigadoras de los países con los que España mantiene relaciones de cooperación.

Las solicitudes de beca nueva o beca de renovación tendrán que ser cumplimentadas debida y enteramente en español por los peticionarios en el formulario correspondiente por vía telemática, conformado en www.aecid.es/becas, de forma completa y verídica, quedando ulterior y automáticamente eliminadas aquellas solicitudes que aleguen datos no contrastables o falsos, así como las no presentadas vía telemática.

Los plazos de presentación de solicitudes de beca para los distintos Programas que esta convocatoria incluye, son los siguientes:

· Convocatoria de becas para extranjeros:

- Programas I-A, I-B y I-C: se abrirá el plazo el día siguiente a la publicación en el B.O.E y se cerrará el día 11 de Enero del 2010.

- Programas II-A, II-B, II-D y IV-A: se abrirá el plazo el día siguiente a la publicación en el B.O.E y se cerrará el día 18 de Enero del 2010.

- Programa II-C: se abrirá el plazo el día 4 de Enero de 2010 y se cerrará el día 8 de Febrero del 2010.

- Programas III-A y III-B: se abrirá el plazo el día 4 de Enero de 2010 y se cerrará el día 29 de Enero del 2010.

- Programas II-E, III-C, IV-B: se abrirá el plazo el día 9 de Febrero de 2010 y se cerrará el día 1 de Marzo del 2010.

· Convocatoria de becas para españoles:

- Programas I-A, I-B, II-A, III-A y III-B: se abrirá el plazo el día 4 de Enero de 2010 y se cerrará el día 29 de Enero del 2010.

- Programas I-C y III-C: se abrirá el plazo el día 1 de Marzo de 2010 y se cerrará el día 15 de Marzo del 2010.

· Convocatoria de becas de ampliación de estudios artísticos en la Academia de España en Roma:

Se abrirá el plazo el día siguiente a la publicación en el B.O.E y se cerrará el día 15 de Enero del 2010.

Más información en la página www.becasmae.es.

Auditório do Niemeyer é inaugurado na Itália

29 / 01 /2010 - Auditório do Niemeyer é inaugurado na Itália
ITÁLIA, Ravello - O Auditório de Ravello, também conhecido como Auditório do Niemeyer, será inaugurado, nesta sexta-feira, na medieval e turística Ravello, na Itália.

A obra que teve um custo de 18 milhões de euros (cerca de R$ 46,62 milhões), foi idealizada pelo arquiteto e era acusada de violar uma de polêmicas, denúncias e recursos judiciais contra ela (oito no total).

A obra era acusada de violar uma das paisagens mais bonitas da península, a Costa Amalfitana.

Fonte: JB / http://www.revistamuseu.com.br/noticias/not.asp?id=22712&MES=/1/2010&max_por=10&max_ing=5#not

Telas, Desenhos, Matrizes e Gravuras

Fontes: http://www.cultura.gov.br/site/2010/01/26/museu-nacional-de-belas-artes-4/

Telas, Desenhos, Matrizes e Gravuras

Obras do acervo do MNBA também podem ser apreciadas em mostras itinerante e temporárias

O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, inicia sua programação cultural do ano de 2010 com a exposição itinerante Rossini Perez: Desenhos, Matrizes e Gravuras, no Espaço Caixa Cultural, em Brasília, a partir de 28 de janeiro até 28 de fevereiro. Realiza, ainda, várias outras mostras de obras pertencentes ao seu acervo, e que estão longe dos olhos do público há muito tempo, além da retomada dos cursos de verão.

A exposição do potiguar Rossini Perez, considerado um dos mestres da gravura, reúne 89 litografias inéditas, serigrafias, xilogravuras e linóleo. Nascido no Rio Grande do Norte, o artista mudou-se para o Rio de Janeiro no início da Década de 40, onde iniciou sua formação artística. Fez cursos livres de pintura, desenho e gravura com nomes consagrados das Artes Plásticas nacional, como o gaúcho Iberê Camargo.

Mostras Temporárias

As exposições temporárias do MNBA contemplam trabalhos de artistas estrangeiros renomados, como Eugène Boudin (França, 1824-1898) e Frans Post ( Holanda, 1612-1680), expostas nas salas Clarival Valadares e Joaquim Lebreton, desde 13 de janeiro.

Das mais de cem obras conhecidas do pintor holandês, espalhadas pelo mundo, oito pertencem ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes. A importância histórica desta rara coleção está na documentação das primeiras imagens de paisagens brasileiras.

Já a mostra do artista francês traz ao público a oportunidade de ver o trabalho de um dos precursores do movimento impressionista na pintura. Em 1874, Boudin integrou a famosa exposição em Paris que deu início a este movimento. A coleção no MNBA é o maior conjunto de suas pinturas em uma instituição pública fora da França. Suas telas retratam paisagens, barcos ancorados e marinhas.

Outra exposição aberta ao público, até o dia 11 de fevereiro, é a que reúne 62 obras pinçadas do acervo de Yedda e Augusto Frederico Schmidt, doadas ao museu no segundo semestre de 2009. A mostra As Voltas com o Galo Branco abrange peças do Século XVIII, de artistas das Américas, Europa e Ásia.

Cursos de Verão

Começam nesta terça-feira, 26 de janeiro, os cursos de verão do Museu Nacional de Belas Artes. A programação irá até 11 de fevereiro, com quatro aulas por disciplina. Os temas são:

  • Arte Moderna e Contemporânea Brasileira, de 26 a 29/1, das 15h às 17h;
  • Arte Religiosa e Civil no Rio de Janeiro Setecentista - Talha/Escultura/Pintura, de 1º a 4/2, das 15h às 17h; e
  • A Gravura e o Cordel, oficina prática com o artista plástico Ciro Fernandes, sobre os processos de criação e desenvolvimento da xilogravura, de 8 a 11/2, das 15h às 17h30.

As inscrições podem ser feitas na Associação dos Amigos do MNBA (Av. Rio Branco, nº 199, 4º andar, Cinelândia, Centro). Cada módulo custa R$ 200,00 por aluno e R$ 150,00 para estudantes.

Mais informações sobre os cursos.

Saiba mais sobre o Museu Nacional de Belas Artes: www.mnba.gov.br.

(Texto: Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
(Fotos: Divulgação MNBA/Ibram)
(Fonte: Assessoria de Comunicação MNBA/Ibram)